Uruguaiana terá novo Radar Turístico

Por Marcos Arruda

Sendo uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento de uma região, o turismo não depende apenas de belos atrativos, mas é o resultado do empenho coletivo de diversos segmentos como hotelaria, gastronomia, entidades públicas e privadas.

Diante disso, e, para levantar a situação do atual cenário turístico de Uruguaiana, analisar seu potencial e apontar os pontos fortes e os que podem ser melhorados, o Radar Turístico está sendo atualizado, num trabalho desenvolvido pelo Sebrae RS dentro do programa Cidade Empreendedora.

De acordo com a gestora de projetos do Sebrae RS, Monica de Alencastro Guimarães, o levantamento está na fase final e deverá ser apresentado ainda no primeiro semestre. O Radar Turístico é uma ferramenta importante para pautar a estratégia do município para qualificação do setor, atração de novos investimentos e fortalecimento da rede existente.

“Uruguaiana quer ser percebida como um novo destino turístico e usamos como conceito norteador Inovar sem Perder a Essência”, destaca a secretária municipal de Turismo, Vanessa Welter.” Queremos que as pessoas tenham experiências inesquecíveis”, complementa.

Uma série de iniciativas já estão em andamento entre as quais a reordenação do funcionamento do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR que estava desativado.

“Conversamos com todas as entidades representativas, reativamos o conselho, foi realizada nomeação de nova composição e agora estamos em fase de eleição de nova presidência”, explica a secretária ao ponderar que o COMTUR é o braço consultivo da administração local para políticas públicas para o turismo e, por isso, deve ser atuante.

Além disso, foram realizadas visitas técnicas em diversos segmentos do turismo do município com o objetivo de identificar potencialidades e para levantamento de dados. Essas ações já resultaram na organização do Comitê Pró-Turismo de Uruguaiana. Também já foi lançado para agências e operadoras de turismo o primeiro pacote para comercialização de Uruguaiana como produto turístico.

O Vivências da Fronteira trabalha turismo rural e atividades na cidade como roteiro de compras em free shops, casas de roupa de gaúchos, restaurantes e hospedagem, além de atividades no campo.

“O município e o Sebrae possuem uma parceria para fomento do setor e apoio aos empresários nessa formatação e divulgação de mercado. O turismo com certeza é uma das prioridades dentro da gestão municipal e o programa Cidade Empreendedora tem contribuído muito para que o desenvolvimento ocorra e que todos se sintam apoiados”, afirma Monica.

  • Imagem em destaque: Elias Pizarro

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment